• Instituto LixoeCidadania

Candidatos ao governo do Paraná assinam cartas de compromisso em reunião do Fórum Estadual Lixo e Ci


No dia 20 de setembro aconteceu a Reunião do Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Paraná na qual os candidatos ao Governo do Paraná foram convocados a participar e a assinar uma carta de compromisso com as catadoras e catadores de materiais recicláveis do estado. A carta conta com propostas que têm o objetivo de levar o Governo do Estado a um novo paradigma na gestão de resíduos (compatíveis com as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos) e, ao mesmo tempo, contribuir com a melhoria dos serviços de limpeza urbana, com a saúde pública e com o meio ambiente.

As principais reivindicações da carta são: incluir na Política Estadual de Resíduos Sólidos a erradicação do trabalho de crianças e adolescentes na catação de resíduos sólidos, nas ruas e nos lixões; incluir na Política Estadual de Resíduos Sólidos que a participação das associações e cooperativas é obrigatória nos programas de coleta seletiva e de logística reversa; promover campanhas permanentes de educação ambiental, com divulgação ampla e em todos os meios de comunicação, com o objetivo de aprimorar a reutilização e reciclagem de resíduos sólidos; e demais propostas que buscam, também, a valorização do trabalho das catadoras e dos catadores. Além dessa, os candidatos ao Governo também foram convidados a assinar outras duas cartas. O Movimento Nacional da População em Situação de Rua, através de seus representantes, solicitou dos candidatos o compromisso com as propostas de uma Política Estadual da População em Situação de Rua, da formação sobre essa política para os servidores públicos de municípios com mais de 50 mil habitantes, da campanha de enfrentamento da violência contra a população de rua, entre outras. Já o Fórum Estadual de Combate ao Uso de Agrotóxicos e Controle do Tabaco no Paraná solicitou o comprometimento dos candidatos no que diz respeito ao apoio à Política Estadual de Redução de Agrotóxicos e Fertilizantes Químicos, à retirada do mercado de agrotóxicos já banidos em outros países, à proibição da pulverização aérea de agrotóxicos com vistas à sua eliminação definitiva e demais propostas relacionadas.

Estiveram presentes os candidatos Jorge Bernardi, Dr. Rosinha, Darci Piana (vice de Ratinho Junior) e o coordenador de resíduos sólidos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Vinício Bruni, representando a candidata Cida Borghetti. Confira abaixo as fotos:


31 visualizações
© 2019 por Instituto Lixo e Cidadania. Todos os direitos reservados